domingo, 1 de maio de 2011

Como prevenir a queda dos idosos

Não é uma tarefa fácil prevenir quedas do idoso. Para controle e prevenção das quedas é necessária  medidas de prevenção, mudanças de hábitos, tratamento médico, fisioterápico e psicológico. Há necessidade de convencer o idoso a mudar alguns hábitos, o que, às vezes, é a parte mais difícil do tratamento. Várias são as abordagens possíveis:

-Orientação sobre risco de quedas e suas conseqüências e sobre a importância da mudanças de alguns hábitos como passar a usar bengala ou andador no casos indicados;

-Avaliação médica incluindo: testes cognitivos, de marcha e equilíbrio, verificação do uso excessivo de medicamentos e avaliação da presença de co-morbidades como depressão; avaliação anual da visão e dos pés; avaliação da acuidade auditiva quando houver suspeita de comprometimento; avaliação do estado nutricional e medidas de promoção à saúde com prescrição de cálcio e vitamina D para prevenir osteoporose e tratamento da osteoporose quando necessário com utilização de bifosfonados.
-Avaliação do ambiente em que o idoso vive: dentro de casa adaptando-a aos idosos com retirada de tapetes, móveis baixos e fios que possam atrapalhar a passagem; instalação de barras de apoio no banheiro (box e vaso), colocação de cadeira de plástico no box nos casos indicados;
-Prática de exercícios físicos mesmo nos idosos mais frágeis ou que usam bengala, andadores ou estão em cadeira de rodas para: melhora da marcha e do equilíbrio, fortalecimento de musculatura principalmente das pernas, aumentar a amplitude do movimento das articulações; alongamento e aumento da flexibilidade articular. O objetivo final é manter o idoso ativo, o que já diminui o risco de quedas.
-Evitar a síndrome da imobilidade com suporte psicológico adequado.Incluir na reabilitação, 

-terapia ocupacional para melhorar as condições de moradia e instrumentalizando o idoso a cuidar de si próprio.A colocação de alarmes e telefones numa altura, que possam ser utilizados do chão, facilita o socorro de idosos que caem e moram ou estão sozinhos no momento do evento.
Cuidados do próprio idoso

-Usar sapatos com solado de borracha, anti-derrapantes, não flexíveis e sem saltos
-Caminhar sem pressa  especialmente em lugares desconhecidos
-Não tomar bebidas alcóolicas
-Informar ao  médico e enfermeira  se você tiver tonturas,problemas de visão ou de equilíbrio
-Fazer avaliação periódica de visão
-Não usar medicamentos sem autorização  médica
-Fazer atividade física moderada e regular, com orientação médica

Nenhum comentário:

Postar um comentário