sexta-feira, 29 de abril de 2011

Benefício do idoso ativo

Manter o cérebro ativo através do trabalho em idade avançada pode ser uma forma eficiente de adiar a demência em homens, afirma um estudo realizado por cientistas britânicos.
Os pesquisadores analisaram dados de 1.320 pacientes com demência. Eles descobriram que os homens que continuaram trabalhando durante a velhice conseguiram adiar a doença.
No Brasil pesquisadores da USP,verificou que a realização de atividades cognitivas simples, como trabalhos manuais, pode diminuir o risco de demência nos idosos.
Tarefas cognitivas simples como costura, tricô e crochê diminuem risco de demência em idoso.

Idosos no mercado de trabalho

No Brasil, o trabalho após a aposentadoria é um tema ainda não discutido socialmente nem politicamente, embora a mídia com frequência sinalize um progressivo aumento do número de idosos ingressando no mercado de trabalho a cada ano. Muitos acreditam que isto se deve as baixas aposentadorias, alguns veículos midiáticos tratam a questão colocando o idoso trabalhador como algo digno de exposição, uma excentricidade, algo incomum. Na verdade o idoso trabalhador sempre existiu, mas, por algum motivo a sociedade ainda não assumiu o fato como uma realidade. O estatuto do idoso no seu Art. 26 estabelece que o idoso tenha direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. Políticos, médicos, advogados, presidentes, papas, padres, professores e uma infinidade de profissões estão aí para provar. O que acontece é que estes profissionais idosos não são percebidos como velhos para a sociedade. E, por não reivindicarem, não reclamarem de más condições de trabalho, nem estarem nas estatísticas de acidentes e nem na inclusos na relação dos problemas de saúde pública, simplesmente a categoria idoso trabalhador não existe. Portanto trabalhar após a aposentadoria no Brasil é como se fosse algo opcional, uma escolha pessoal. Porem  os idosos de classe  D e C ainda busca ingressar no mercado de trabalho para completar sua renda, pois na maioria dos casos tem que  sustentar seus familiares.No entanto as estatísticas não mostra essa realidade devido que não há relatos de assistente de trabalho ou registro em carteiras.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A velhice e as estações

Dizem que a velhice é como o inverno
As folhas caem e não voltam mais
Tudo se faz seco e frutos não se colhem mais
Os tempos passam
E jamais vi um ano que após o inverno não viesse o verão
e entre eles a colorida e radiante primavera
A velhice são as quatro estações
É verão quente como coração que quer dar amor
Outono sereno de equilíbrio com ventos de calmaria
É inverno gelado como as decepções na vida
Primavera florida, colheita da vida...
E o ciclo se repete
Novo ou velho, aprendemos quando se perde
Acertando ou errando, crescemos quando tudo se repete
Cabelos brancos ou pintados, a cor da vida é a que diverte
Aposentado ou empregado, amar é que enriquece
Podem passar os dias, podem passar os anos
Norte ou sul, leste ou oeste
Sete ou setenta, vinte ou cinquenta.
Dia ou noite, chuva ou sol
A velhice é para todos
A velhice são os que vencem
E passam por todas as gerações
Outono e inverno, primavera e verão
Até chegar nela e se fazerem.

 Daniela Martins Lima

ESTATUTO DO IDOSO (RESUMO)



Os conflitos e reivindicações sociais são fontes fundamentais para o Direito. A positivação dos Direitos em Lei é um avanço, pois as reivindicações passam a ser protegidas e legitimadas pela estrutura estatal. O Estatuto do Idoso representa um avanço legal, pois regulamenta princípios já garantidos pela Constituição de 1988. Esclarecer uma série dessas regulamentações é o objetivo deste texto. 

Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade. (art. 229, CF/88)


É considerada idosa a pessoa que tem idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. A família, a comunidade e o Poder Público têm o dever de garantir ao idoso, com absoluta prioridade, os direitos assegurados à pessoa humana. Entende-se por garantia à prioridade:
  • a preferência na formulação de políticas sociais;
  • o privilégio para os idosos na destinação de recursos públicos;
  • a viabilização de formas eficazes de convívio, ocupação e participação dos mais jovens com os idosos;
  • a prioridade no atendimento público e privado
  • a manutenção do idoso com a sua própria família;
  • o estabelecimento de mecanismos que esclareçam à população o que é o envelhecimento;
e a garantia de acesso à rede de saúde e à assistência social.
Os  filhos, os ascendentes e o cônjuge são obrigados, solidariamente, a assegurar a alimentação dos idosos que não têm condições de se manterem. Na impossibilidade dos familiares em prover alimento ao idoso, essa responsabilidade será transferida para o Estado, por meio da assistência social. É assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) atenção integral e especial à saúde do idoso, devendo também ser objeto preferencial de tratamento do SUS as doenças que os afetam. O idoso com dificuldade de locomoção tem o direito de atendimento domiciliar, seja na cidade ou no campo. Também é obrigação do Poder Público oferecer gratuitamente aos membros da terceira idade, independente da classe social a que pertencem, medicamentos, próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação, sendo necessário para isso que o idoso solicite tratamento pelo SUS.
“É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade” §3°, art. 15). Este artigo, considerado bastante polêmico, constantemente gera discussões,visto que proíbe qualquer forma de discriminação ao idoso pelos planos de saúde. Estes não poderão cobrar tarifas diferenciadas em razão da idade, seja ela qual for. Apesar das polêmicas em torno do artigo, ele não faz mais que reafirmar um direito já garantido pela Constituição de 88, que no caput do art. 5° diz: “Todos são iguais perante a lei, sem discriminação de qualquer natureza ...”, ou mesmo o art. 3, que versa sobre os objetivos fundamentais do Brasil, e diz no inciso IV que deve-se “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. Além de ser vetada qualquer forma de discriminação, é garantido aos idosos internados o direito a acompanhante, sendo obrigação da instituição proporcionar condições para a permanência do acompanhante em tempo integral junto ao idoso, caso seja necessária.
É um direito do idoso a educação, cultura, lazer, esporte, diversões, espetáculos, produtos e serviços apropriados que respeitem sua peculiar condição de saúde. A  lei ainda garante o desconto de 50% (cinquenta por cento) e acesso preferencial nas atividades e eventos que proporcionem a concretização dos direitos anteriormente elencados. Ao governo cabe incentivar a abertura das universidade aos idosos, bem como a publicação de livros e periódicos, de conteúdo e padrão editorial adequado aos maiores de 60 anos .
Também é um direito do idoso o exercício de atividade profissional, respeitados seus limites físicos e psíquicos. É proibida a discriminação por idade, inclusive nos concursos públicos, excetuando-se os casos em que o cargo o exigir. Em concursos públicos, para desempate, há preferência para quem tem maior idade. Cabe ainda ao Poder Público estimular a iniciativa privada a contratar os idosos.
É assegurada a gratuidade do transporte coletivo público urbanos e semi-urbanos, 10% das vagas são reservadas aos idosos, exceto nos serviços seletivos, para os maiores de 65 (sessenta e cinco) anos. Para que a gratuidade seja assegurada basta que a pessoa comprove, por meio de qualquer documento pessoal, sua idade.. Para as pessoas entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos de idade caberá à legislação local regulamentar os critérios para a concessão da gratuidade. No transporte coletivo interestadual será assegurado 2 (duas) vagas gratuitas aos idosos e desconto de 50%, no mínimo, aos membros da terceira idade que excedam as vagas gratuitas. Também é requisito para esse direito que os usufrutuários não tenham renda superior a 2 (dois) salários-mínimos.
Os casos em que o idoso necessite de proteção, ou seus direitos não estejam sendo cumpridos, as reclamações deverão ser comunicadas a qualquer dos seguintes órgãos: autoridade policial, Ministério Público, Conselho Estadual do Idoso, Conselho Nacional do Idoso. Os profissionais de saúde, ou o responsável por estabelecimentos de saúde e/ou o responsável por instituição de longa permanência que deixarem de comunicar à autoridade competente crimes contra os idosos serão apenados. A omissão diante de atos que possam causar no idoso lesão física e/ou moral é punível pelo Código Penal. Temos, portanto, uma obrigação não só moral como também legal de defender a integridade do idoso.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

POEMA

Deus...
Não me deixe desistir
Levante-me os olhos para a vida,
e que ela possa me parecer linda sempre.

Deus...
Não permita que eu saia do meu caminho,
mesmo ele estando em dificuldades,
mesmo que pareça impossível chegar ao fim.


Meu querido Deus...
Não deixe que eu me esvazie,
que me sinta triste e sem coragem.
Não deixe que eu pare diante de situações difíceis...
Que eu me distancie dos meus sonhos!


Deus...
Só o Senhor tem o poder de me iluminar,
então, faça da minha vida uma claridade plena,
faça que meu coração sinta a luz do amor,
e que eu possa dar amor ao meu irmão
sem medir esforços.


Deus meu...
Eis um filho seu implorando ajuda,
pois sem a sua mão estendida, nada neste mundo pode ser perfeito.
Por isso, venho aos seus pés e peço:
- Me dê a chance de acertar,
de lhe dar orgulho em ser do seu reino,
de saber o seu valor.


Deus...
Lhe peço ainda:
- Não me deixe parar nunca, e
que minhas esperanças se renovem a cada dia! 
Amém.

A dança como benefício


Os Benefícios da Dança na Terceira Idade são: trabalhar o físico, o mental e o social. Na Dança o Idoso encontra-se ligado ao corpo, ao espírito e ao coração.
Como a dança é uma atividade realizada em grupo facilita a integração, o fortalecimento de amizades, diminui as angústias e as incertezas, a solidão que  cercam os idosos na sua vida quotidiana.
A dança consegue trabalhar o corpo, com os seus movimentos graciosos.  A dança  é diversão, prazer, espiritualidade, identificação cultural, auto-expressão, comunicação e motivação quer seja em grupo em par ou sozinho.
A dança não cura as doenças, mas amortece os sintomas da idade.
Não se deixe dominar pela idade, envelhece mais depressa e perde a alegria de viver. 
O envelhecer é só uma conseqüência do corpo e não da alma.
Ter idade não é sinônimo de decadência e inactividade. Ninguém escapa à velhice.
 A dança é considerada uma das atividades que faz bem à saúde e ao bem-estar. Dançar faz as pessoas felizes.

ALIMENTAÇÃO





Mudanças físicas provocadas pelo envelhecimento que afetam a nutrição:


Tratos digestores: Os intestinos perdem força muscular, o que resulta em mobilidade retardada levando a constipação. Inflamação do estômago, crescimento bacteriano anormal e grande redução do débito de ácido prejudicam a digestão e absorção. As dores podem causar recusa de alimentos ou ingestão reduzida.

Composiçãcorporal: Perda de peso e declínio da massa corporal magra levam a necessidades diminuídas de calorias. Pode ser evitável ou reversível com a prática de atividades físicas.

Órgãos sensitivos: A diminuição dos sentidos do olfato e paladar podem reduzir o apetite; visão diminuída pode dificultar a compra e a preparação dos alimentos.

Hormônios: Por exemplo, o pâncreas secreta menos insulina, e as células tornam- se menos responsivas, causando metabolismo anormal de glicose. É preciso cuidado para desenvolver um caso de diabetes.
O alimento é fundamental para a manutenção de todos os nossos processos vitais. Ele nos fornece a energia necessária para a manutenção destes processos. Uma dieta adequada é aquela que assegura a ingestão equilibrada de todos os nutrientes, ou seja: as proteínas, as gorduras, as vitaminas, os sais minerais, as fibras e também a água.
Todo alimento possui vários nutrientes e estes nutrientes exercem diferentes funções no organismo. Portanto os alimentos são classificados em grupos de acordo com a quantidade de nutrientes que possuem, e a função que exercem.
Então foi feita uma divisão em três tipos de alimentos que são importantes para o nosso corpo. As funções dos alimentos são classificadas em: energética, construtora e reguladora. 

Função Energética

Uma das funções dos alimentos é a de fornecer energia que funciona como combustível para exercermos as mais diversas atividades (andar, falar, respirar, para o coração bater, etc.)
Portanto os alimentos que mais fornecem energia são os que possuem quantidades elevadas de carboidratos e gorduras.

Alimentos Energéticos:
Fontes de carboidratos: arroz, milho, centeio, pão, macarrão, batata, aveia, cará, inhame, açúcares, doces, mel, geléia, cevada trigo, aveia, etc.
Fontes de gorduras: creme de leite, amêndoas, amendoim, banha, bacon, manteiga, margarina,etc.
Estes alimentos devem ser consumidos moderadamente, devido o seu consumo excessivo estar associado a incidências de obesidade, dislipidemias e hipertensão arterial. É importante ressaltar que a ingestão de alimentos ricos em gordura auxilia na absorção das vitaminas lipossolúveis.

Função Construtora
É a de fornecer “material” para construção e manutenção das diferentes partes do corpo e a reparação dos tecidos que são perdidos com maior freqüência, através de descamações, suor, cicatrizações, dentre outros. Os alimentos que exercem esta função são fontes de proteínas. As proteínas e que são responsáveis pela formação dos anticorpos (protege contra as doenças), e de todos os órgãos do nosso corpo.

Alimentos Construtores:
Fontes de proteínas: ovos, feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico, leite iogurte, coalhado, carne, etc.
                                      

O consumo de leite e derivados torna-se ainda mais importante na terceira idade devido os ossos ficarem mais fracos e são de difícil cicatrização.

Função Reguladora
Regular as funções do organismo, ou seja, facilitar a digestão e absorção dos nutrientes,
fortalecerem o sistema imunológico, permitir o bom funcionamento intestinal, proteger a visão, pele e dentes.
Os alimentos reguladores são fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Alimentos Reguladores:
Fontes de vitaminas, minerais e fibras: pepino, berinjela, abobrinha, chuchu, cenoura, limão, laranja, goiaba, manga, caju, morango, mexerica, almeirão, acelga, brócolis, escarola, mostarda, salsa, couve e cereais integrais.

Vitaminas Lipossolúveis
Fontes
Função e Carência
Vitamina A
fígado, queijos, creme de leite, manteiga, gema de ovo, rim, cenoura, batata doce amarela e roxa, couve, chicória, espinafre, agrião, folhas de rabanete, folhas de nabo, folhas de beterraba, acelga, brócolis, almeirão, manga, mamão.
Função: essencial ao processo visual, essencial à formação dos tecidos epiteliais e da estrutura óssea.
Carência: cegueira noturna, lesões da córnea, ressecamento da pele.
Vitamina D

fígado, gema de ovo, leite, manteiga.
* formação na pele pela exposição aos raios solares
Função: essencial à formação da estrutura óssea.
Carência: raquitismo em crianças, osteomalácia em adultos.
Vitamina K

hortaliças, fígado.
* síntese pela flora bacteriana intestinal
Função: essencial para coagulação sangüínea.
Carência: hemorragias.
Vitamina E

germe de trigo, óleos vegetais, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes.
Função: antioxidante lipídico.
Carência: efeitos no sistema de reprodução muscular, cardiovascular e hematopoiético.
Vitamina B1

cereais integrais, leguminosas, carnes, vísceras, hortaliças verdes, levedura de cerveja.
* perde-se facilmente na água de cocção.
Função: interfere diretamente no metabolismo carboidratos.
Carência: beribéri.

Vitamina B2

leite, queijos, carne, fígado, ovos, hortaliças de folhas verdes, cereais integrais e leguminosas.
* pouco solúvel em água.
Função: conservação dos tecidos e essenciais na fisiologia ocular.
Carência: lesões na língua, lábios, nariz e olhos; dermatite seborréia, ardor e fadiga ocular, fotofobia.
Niacina

fígado, carnes (aves e peixes inclusive), leguminosas, cereais integrais, leite, ovos.
* muito solúvel em água.
Função: participa do metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas.
Carência: pelagra.
Vitamina B12

fígado, rins e demais alimentos de origem animal.
Função: formação dos glóbulos vermelhos.
Carência: anemia perniciosa.
Vitamina C

frutas cítricas (laranja, tangerina, mexerica, etc.), goiaba, caju, manga, mamão, morango, carambola, tomate, pimentão verde, hortaliças cruas em geral.
Função: essencial à integridade das paredes dos capilares sangüíneos e dos tecidos.
Carência: escorbuto.




terça-feira, 26 de abril de 2011

Depressão no idoso

Não faz muito tempo. Dizia que o Brasil era um "país jovem", boa parte de sua população tinha menos de 30 anos de idade. No entanto, uma rápida mudança vem ocorrendo nos últimos anos, tanto no Brasil, como no mundo em geral. O numero de idosos (pessoas acima de 65 anos de idade, a chamada terceira idade) vem crescendo rapidamente na população. No Brasil havia cerca de 10 milhões em 1990; esse numero deve chegar a 34 milhões em 2025.
Entre as principais doenças mentais que atingem os idosos está a depressão. É uma doença freqüente em todas as fases da vida, estimando-se que cerca de 15% dos idosos apresentem alguns sintomas depressivos e cerca de 2% tenham depressão grave. Esses números são ainda maiores entre os idosos ativos e conscientes internados em asilos ou hospitais.
Depressão não é apenas uma tristeza passageira, diante de um fato adverso da vida. A pessoa apresenta uma tristeza profunda e duradoura, acompanhada de desânimo, apatia, desinteresse, impossibilidade de desfrutar dos prazeres da vida. Não se interessa pelas atividades diárias, não dorme bem, não tem apetite, muitas vezes tem queixas vagas como fadiga, dores nas costas ou na cabeça. Aparecem pensamentos "ruins", como idéias de culpa, inutilidade, desesperança; nos casos mais graves podem ocorrer idéias de suicídio.
As causas da depressão são desconhecidas. Acredita-se que vários fatores - biológicos, psicológicos e sociais - atuando concomitantemente levem à doença. Fatores biológicos, como a presença de depressão em outros membros da família podem ser considerados predisponentes, enquanto fatores psicológicos e sociais, por exemplo, perda de um ente querido, perda de suporte social, podem desencadear um episódio de depressão. Sabe-se que na depressão há alterações no equilíbrio dos sistemas químicos do cérebro, principalmente nos neurotransmissores noradrenalina e serotonina.
O reconhecimento da depressão no idoso muitas vezes é difícil. Preconceitos em relação à velhice e às doenças mentais dificultam o acesso dos pacientes a um tratamento adequado. Existe a idéia bastante arraigada de que a depressão é um fato "normal" na velhice. Não é! O idoso não precisa ser necessariamente triste. Quando alguém fica desanimado e triste por algumas semanas é preciso levá-lo a um psiquiatra, para uma avaliação especializada, pois pode estar sofrendo de depressão. Muitas pessoas ainda ficam constrangidas de procurar o psiquiatra, diante da idéia de terem uma doença mental. Por causa desses preconceitos, estima-se que cerca de metade dos pacientes deprimidos fiquem sem diagnóstico e tratamento adequados.
A depressão é uma doença como outra qualquer, cujo tratamento tem sofrido avanços significativos nos últimos anos. Medicamentos antidepressivos, que atuam nos neurotransmissores permitem uma recuperação do equilíbrio químico do cérebro, com a melhora dos sintomas da depressão. Essa recuperação demora algumas semanas, durante as quais o apoio dos familiares é também fundamental. O acompanhamento psicoterápico permite uma complementação do tratamento medicamentoso, propiciando a recuperação da qualidade de vida do idoso.



Atividade física é importante







As instituições de longa permanência (asilos) devem oferecer atividades para suprir as necessidades do idoso para que não ocorra índice de depressão. Tendo sempre a visão de qualidade de vida. Com o intuito de viabilizar momentos de descontração, promovemos atividades recreativas estimulando o organismo a produzir substancias como, endorfinas e andrógenos, que são responsáveis pela sensação de bem estar fazendo com que seja recuperado a auto – estima. Estas sensações são inibidas pelo sedentarismo que somado ao stress provoca patologias fisiológicas e psicológicas.

A atividade físico-recreativa é identificada constantemente como uma das intervenções de saúde mais significativas da vida das pessoas de idade avançada. Dentro dos benefícios imediatos da participação regular em programas de exercícios e recreativos se identificam no aspecto físico: maiores níveis de auto-eficácia, controle interno, melhoria nos padrões de sono, relaxamento muscular, entre outros. Tem-se percebido que a redução dos níveis de atividade física habitual, assim como outros fatores não definidos, associados à velhice são as principais causas do declínio da capacidade cardiorrespiratória.

Uma velhice tranqüila é o somatório de tudo quanto beneficie o organismo, como por exemplo, exercícios físicos, alimentação saudável, espaço para lazer, bom relacionamento familiar, enfim, é preciso investir numa melhor qualidade de vida. Ao contrário do que se pensa os idosos pedem e devem manter uma vida ativa. Essa vitalidade se estende a vida sexual e suas transformações hormonais, com isso a idade avançada não deve impedir que um casal tenha uma vida sexual ativa.

A elaboração de um programa de atividade física para a terceira idade deve levar em consideração o preparo para que o idoso possa cumprir suas necessidades básicas diárias, ou seja, tentar impedir que o idoso perca a sua auto-suficiência, através da manutenção de sua saúde física e mental.

Antes de se iniciar a prática de exercícios com idosos é necessário que o mesmo faça uma avaliação médica. Sabe-se que o tipo de atividade física ideal é determinado por variáveis que vão desde os hábitos de vida até os fatores geneticamente herdados. Tendo como objetivo final a melhora ou manutenção da qualidade de vida relacionada à saúde, deve-se, então, escolher as capacidades físicas que sejam pré-requisitos básicos para a conquista de uma vida saudável.

É fundamental que o idoso aprenda a lidar com as transformações de seu corpo e tire proveito de sua condição, prevenindo e mantendo em bom nível sua plena autonomia. Para isso é necessário que se procure estilos de vida ativos, integrando atividades físicas a sua vida cotidiana.

Particularmente as atividades recreativas devem ser: atraentes, diversificadas, com intensidade moderada, de baixo impacto, realizadas de forma gradual, promovendo a aproximação social, sendo desenvolvidos de preferência coletivamente, respeitando as individualidades de cada um, sem estimular atividades competitivas, pois tanto a ansiedade como o esforço aumenta os fatores de risco.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Direitos do idoso ...

Para assegurar os direitos dos idosos, foi aprovada a Lei 10.741, em 2003, conhecida por Estatuto do Idoso, a qual garante uma atenção diferenciada aos idosos e dispõe sobre diversos assuntos. 

A grande dúvida que paira sobre este artigo é a questão da gratuidade apenas aos maiores de 65 anos, já que o Estatuto do Idoso considera idosas as pessoas maiores de 60 anos . Sendo assim, cumpre esclarecer que as pessoas com idade entre 60 e 65 anos devem se atentar para a legislação local, ou seja, do seu município, quanto à gratuidade dos transportes. 

Quanto aos transportes, a Lei obriga que as empresas reservem duas vagas gratuitas para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, ou desconto de 50%, no mínimo, quando essas duas vagas gratuitas forem excedidas.  
Vale lembrar que o Estatuto do Idoso garante, ainda, aos idosos, a reserva de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados, para as quais os idosos deverão apresentar alguma identificação, que será determinada por cada Estado ou empresa privada que separe as vagas aos idosos. 

sábado, 9 de abril de 2011

Arte e Cultura : A leitura

Para aqueles que precisam de um incentivo advindo da literatura, indico a leitura do livro “Atividade física, envelhecimento e manutenção da saúde”, publicado pela EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia) no final do ano de 2010. 

Sua organizadora, a professora doutora Geni Araujo Costa, primou pelo cuidado com que elaborou uma normatização prévia seguida pelos quarenta e três autores que convidou, tidos por ela como referência na área. 

A obra é dividida em duas partes. Na primeira podemos encontrar a produção científica de estagiários e profissionais integrantes do projeto AFRID (Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade) do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia, distribuída em 23 artigos. 

Na segunda parte, há oito capítulos escritos por profissionais da área de Gerontologia e Geriatria. Os títulos dão o tom da importância dessa leitura para todos os interessados em viver bem e procurar contribuir para um envelhecimento saudável naquilo que cabe ao seu esforço pessoal. Afinal de contas, não podemos esquecer que o bem estar que buscamos advém da interação entre o que podemos fazer de melhor por nós mesmos e aquilo que a sociedade nos oferece. Ler o livro indicado talvez nos faça compreender o quão complexo é o processo de mudanças que vivemos no envelhecimento. 

Os capítulos se referem ao processo de envelhecimento e sua relação com a longevidade como um desafio para a sociedade; às alterações físicas e funcionais; ao sistema imunológico; às alterações pulmonares; à nutrição; à saúde da mulher; à sexualidade; aos distúrbios do sono; às alterações cognitivas; e às atividades físicas. 
Àqueles que fizeram as pazes com o tempo e aceitam as mudanças decorrentes dele sem, com isso, se tornarem passivos, meros espectadores e sedentários, vale a leitura! 
Àqueles que buscam na atividade física o “remédio” e a “receita” da eterna juventude, a organizadora lembra que “o processo de envelhecimento é obrigatório, inevitável, dinâmico e irreversível”.

A diabetes é uma doença crônica que tem se tornado mais frequente ...

Com o envelhecimento da população e a adoção de hábitos de vida pouco saudáveis a diabétes é uma doença que vem se tornando mais frequentemente entre os idosos .

O olho é umas das estruturas do nosso organismo que sofre as consequências da diabetes, quando esta não é bem cuidada. A retina é a região vascularizada do fundo do olho que pode apresentar hemorragias, alterações dos vasos e inchaço no centro da visão, o que vai gerar sintomas de baixa acuidade visual quando houver um comprometimento importante. Mas quando bem monitoradas, as alterações podem ser detectadas de forma precoce e passamos a cuidar delas mais de perto. Ou seja, uma consulta com um oftalmologista periodicamente deve fazer parte da rotina de uma pessoa que tem diabetes, mesmo sem nenhum sintoma na visão. 
As alterações no fundo do olho devido ao diabetes são conhecidas como Retinopatia Diabética. Existem dois tipos: 
Retinopatia diabética não proliferativa (RDNP):É a forma inicial da doença . É detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido na retina, que é conhecido como Edema de Mácula Diabético. Muitos pacientes manifestam a forma leve ou moderada da RDNP e podem até não apresentar nenhum sintoma visual. 

Retinopatia diabética proliferativa (RDP):Apresenta grande risco de perda de visão . Ela é diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer os nutrientes para o fundo do olho e, por consequência, há a formação de vasos anormais que causam o sangramento. 
Os estágios iniciais da Retinopatia Diabética normalmente não apresentam sintomas visuais. Somente o exame com a pupila dilatada pode detectar se há alguma alteração no fundo do olho antes mesmo que os sintomas apareçam. Quanto mais cedo forem tratadas as alterações, maiores serão as chances de preservar a visão. 

Os pacientes com diabetes devem realizar pelo menos um exame de fundo de olho por ano e, caso apresentem alguma alteração da Retinopatia Diabética, são necessárias consultas mais frequentes. Os sintomas (nos estágios moderado e avançado da doença) são: perda de visão central e periférica, vista embaçada e distorcida, além de manchas na visão. 

O controle cuidadoso da diabetes : deve ser feito com uma dieta adequada, uso de medicamentos hipoglicemiantes, insulina ou com uma combinação destes tratamentos, prescritos pelo médico endocrinologista e que são a principal forma de evitar a Retinopatia Diabética. 
Os pacientes diabéticos têm uma maior predisposição de apresentar outras doenças oftalmológicas, como catarata, glaucoma, desvios oculares, doenças da córnea e susceptibilidade a infecções. Portanto, o acompanhamento periódico com o oftalmologista é importante para a prevenção, o controle e o tratamento de quem possui diabetes.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

cuidar de você é um dever, e do próximo um respeito.....



CUIDADO PARA QUE AS PESSOAS QUE VOCÊ AME NÃO SEJA MAIS UM VITIMA, POIS OS IDOSOS SÃO MAIS VULNERÁVEIS, QUE OS JOVENS ADULTOS.

cuidado com a dengue



História da Dengue 
O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, foi introduzido na América do Sul através de barcos (navios negreiros) provenientes da África, no periodo período colonial, junto com os escravos. Houve casos em que os barcos ficaram com a tripulação tão reduzida que passaram a vagar pelos mares, constituindo os "navios-fantasmas".


O que é Dengue? 
O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus , que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

Tratamento