quarta-feira, 18 de maio de 2011

Nunca é tarde...

Bem ressalta a escritora goiana Cora Coralina “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. Sendo assim, é pertinente a cada ser humano analisar o que irá colher, frente ao que semeou.  O que nos convida a uma reflexão, pois só caminha, só semeia quem vive a vida de uma forma ativa, produtiva, atuante.  “Não sei… se a vida é curta ou longa demais para nós. Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”( Cora Coralina), essa reflexão nos mostra a necessidade de mais ações políticas que visem propiciar um envelhecimento agradável e ativo, no qual a autonomia, o bem estar, a segurança, os programas sociais e, sobretudo, a dignidade do idoso sejam devidamente respeitadas. Que saibamos tocar o coração de nossos idosos com o carinho que eles merecem.
Portanto, vale ressaltar que a vida humana é uma constante caminhada onde ocorrem mudanças, transformações, e “o desenvolvimento humano é fascinante e extremamente complexo, pois está sujeito a muitas influências, ele focaliza o estudo científico de como as pessoas mudam, e também de como ficam iguais, desde a concepção até a morte. As mudanças são mais óbvias na infância, porém ocorrem durante toda a vida” (PAPALIA; OLDS; FELDMAN, 2000, p. 24).
No Brasil, o apoio, o respeito, a dedicação precisam ser mais valorizados, e é importante ressaltar que esta forma de tratamento e cuidado não está restrita somente aos profissionais que lidam diretamente com esta área, mas a cada ser humano, aos governantes, aos profissionais, aos familiares, enfim, cada cidadão possui o papel de buscar formas de promoção, de proteção, de estimulação e que proporcionem bem estar do idoso, que muitas vezes se encontra fragilizado e esquecido.
Contudo, a adoção do estilo de vida saudável e o cuidado com a própria saúde são importantes em todas as fases da vida de uma pessoa, assim como na terceira idade. Um dos mitos do envelhecimento é que é tarde demais para adotar esse estilo de vida. Pelo contrário, é importantíssimo que todas as pessoas adotem e vivam de forma cuidadosa e preventiva, este estilo de vida saudável. É de extrema importância o envolvimento em atividades físicas, uma alimentação saudável, a realização de consultas médicas periódicas e o uso de medicamentos corretos prescritos pelo médico, que podem prevenir doenças e o declínio funcional, aumentar a longevidade e promover uma qualidade de vida do indivíduo.Nunca é tarde para começar,basta você fazer sua parte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário