terça-feira, 3 de maio de 2011

O velho sábio


Hoje, o velho é visto como um ser passado, que já não está na moda,nem sempre aconteceu isso. Em outras civilizações e épocas históricas eles eram considerados como uma fonte de sabedoria e eles desenvolviam um papel essencial na vida do dia a dia das sociedades as quais pertenciam.

Estudos antropológicos consideram que em épocas pré-históricas os anciãos eram respeitados e simbolizavam um grande valor pelo simples fato de subsistir. Portanto não é por acaso que os feiticeiros, sábios das sociedades caçadoras e de colheita (idosos) fizessem curas de doenças.
Para os egípcios as pessoas de maior idade representavam a experiência e a sabedoria: tinham um importante trabalho social como educadores e guias dos mais jovens. No caso do povo judeu, os idosos ocuparam um papel fundamental. Os relatos bíblicos falam em Levitico sobre o respeito pelos idosos e inclusive no livro de Números registra a criação de um conselho de 70 anciãos para desenvolver funções destacadas.
Desde Idade Antiga, passando pela Idade Média e Moderna, a função social dos homens mais antigos do povo tinha infinidade de variações. Na maioria das sociedades contemporâneas eles não são valorizados positivamente, porém temos que salientar o incremento atingido no que se refere à expectativa de vida.
Portanto, encontramos coincidências no que refere as funções sociais outorgadas aos idosos em diferentes culturas, que não foram reestruturadas em termos dos políticos e econômicos reinantes no mundo pos-moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário